terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Coisas que acontecem enquanto lemos.

O simples fato de ler um livro pode parecer muito simples, mas nosso cérebro trabalha ativamente durante a leitura.
Orhan Pamuk, único escritor turco a receber o prêmio Nobel, listou em seu livro "The Naive and the Sentimental Novelist" (não lançado no Brasil) algumas das coisas que acontecem em nossa mente quando lemos um romance.

Nós observamos a cena geral e seguimos a narrativa - Ao ler, nós buscamos a ideia principal e o significado do que lemos, agregando cada vez mais informações na cena geral no decorrer da narrativa.

Nós transformamos as palavras em imagens - O livro estimula a imaginação para transformar os códigos, que são palavras, em imagens.

Parte de nossa mente se pergunta quanto é experiência real e quanto é imaginação - Chega um determinado momento em que literalmente “viajamos” na história. Segundo o autor, “a terceira dimensão da realidade lentamente começa a surgir dentro de nós: a dimensão do complexo mundo do romance”.

Pensamos se o livro retrata a realidade como a conhecemos - Nos perguntamos a todo tempo, avaliando as circunstâncias criticamente, se tudo o que lemos é real. Se realmente tudo que está descrito pode acontecer.

Fazemos julgamentos morais sobre o comportamento dos personagens - Julgamos se a ação que uma personagem tomou foi sensata, julgamos sua personalidade e ao mesmo tempo associamos isso ao que o próprio escritor pensa por meio do que descreveu em seus personagens.

Nos sentimos contentes quando entendemos o texto - Como consequência dessa identificação, pensamos que o livro foi escrito só para nós.

Nossa memória trabalha duro para manter o controle de todos os detalhes - Tentamos sempre absorver o máximo de informações possíveis, para não perder nenhum detalhe.

Tentamos descobrir o segredo do romance - Trabalhamos incessantemente para descobrir o que vai acontecer. Quem é o culpado, quem está mentindo, etc. Estamos constantemente revirando de forma involuntária tudo o que lemos buscando soluções para o enredo.



Um comentário:

  1. Bem legais as curiosidades, cara!! Mas maioria eu já tinha visto...

    bem legal a ideia do seu blog, não são só mulheres que leem, com certeza, machos também!!

    Passa lá no meu blog, ta rolando promoção do livro O Rei Negro: http://migre.me/dt0XN

    abração!

    ResponderExcluir