sábado, 16 de fevereiro de 2013

RESENHA: A metamorfose.

E ai leitores!

Já se imaginaram acordando e se metamorfoseando em uma barata? Isso mesmo, não em um lobo, não em um vampiro (rs)... Mas em uma BARATA!


O livro A metamorfose, do autor Franz Kafka, foi escrito em 1912 e retrata a história de Gregor Samsa, um rapaz trabalhador e que da noite pro dia vira uma barata. A obra vai se tratar da forma como as pessoas próximas agem com a metamorfose e de como o próprio Gregor lida com isso. 
A principio, parece uma história dessas que se lê só pra passar o tempo, sem nada de importante. Mas se você ler esse livro conforme ele merece ser lido, ou melhor: estudar esse livro como ele merece, vai perceber que ele é muito mais profundo do que isso. A metamorfose é um livro perturbador. 
Logo já aviso que se você nunca leu o livro e pensa em ler, pare a resenha por aqui... Pois vai ter spoiler! 
Por ser um livro antigo, eu achei a escrita bem atual, e contém principios e criticas que servem muito bem à sociedade em que vivemos. Eu li e destaquei três pontos que achei super interessantes:

1- O livro mostra como nós somos individualistas, nos preocupamos com nossos próprios problemas e não damos importância aos problemas dos outros (a familia do personagem, Gregor, trata o rapaz/inseto como uma praga, e se esquecem de que um dia aquela barata já foi parte da familia, e a própria irmã em uma parte do livro diz que preferia matá-lo do que ficar esperando ele voltar a ser humano);
2- Podemos perceber ao ler o livro que Gregor coloca seus chefes e superiores como pessoas mais importantes do que ele próprio, Gregor se menospreza só por ser um simples trabalhador (e isso é o que mais vemos hoje em dia);
3- O preconceito... Tudo bem que falar de "uma barata" dessa forma é estranho, mas esqueça o fato de Gregor ter virado um inseto, e coloque no lugar um jovem diferente dos outros! Gregor sofre preconceitos até da própria familia depois de sua transformação, deixa de ser aceito. E o mundo onde vivemos não é diferente disso, as pessoas não aceitam as outras quando tal é diferente e etc. 

Apelidei A metamorfose como: "o pequeno grande livro", e aconselho a todos: leiam essa obra, porque vale a pena. É um livro que faz a gente pensar em muita coisa, no que damos valor e em nossas relações com as pessoas em geral.
Até comecei a gostar das baratas depois dele (mentira) hahhahahah

Até a próxima Barbados

Nenhum comentário:

Postar um comentário