quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

RESENHA: O Pequeno Príncipe.

"Livro de criança? Com certeza. Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o mesmo que foi..." - Amélia Lacombe.


Le Petit Prince, ou então: O Pequeno Príncipe foi escrito pelo autor francês Antoine de Saint-Exupéry, o livro foi publicado em 1943, com mais de 80 milhões de livros vendidos pelo mundo e cerca de 500 edições publicadas. E por incrivel que pareça, é falado e vendido até os dias de hoje.
A história é contada em primeira pessoa, e o personagem não se identifica. Alguém com uma imaginação sem limites, mas que por conta do tempo deixa isso se apagar. Conhece então o Pequeno Príncipe, em um pouso de emergência no deserto do Saara. O Pequeno Príncipe a principio parece ser alguém muito misterioso, e o narrador conhece apenas algumas informações sobre a vida do Principezinho, como por exemplo, que ele mora no asteróide B612. Com o passar do tempo ao lado dele, o narrador percebe que a vida do Príncipe é muito mais profunda do que isso, e é apenas alguém em busca de respostas para suas perguntas e de um amigo.
Aparenta ser apenas um livro infantil, mas quando começamos a ler percebemos um grande teor filosófico e poético. E eu sou suspeito a falar desse livro, pois já li milhares de vezes, e sempre que sobra um tempinho me pego lendo de novo! 
É um livro que não tem que ser simplesmente lido... tem que ser estudado, pois os temas abordados na obra não são ficção e acontecem com meio mundo, ele nos deixa com saudade daquela época de quando eramos crianças, e mostra como de pouco a pouco vamos cortando a criança que existe dentro de nós conforme o tempo passa, o mais interessante é que ao decorrer da leitura, você percebe que é real, acontece... "As pessoas grandes são muito esquisitas"... São homens trocando tudo por conta do dinheiro, e esquecendo de coisas que realmente importam, como criar laços, mantém amizades, rir, brincar, coisas que são essenciais! 
O Pequeno Príncipe, merece estar em todas as estantes de livros por aí! É um livro que vou ler para os meus filhos, netos e etc. 

"Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo já pronto nas lojas. Mas, como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos."

E é com essa frase (a minha preferida no livro), que termino a resenha de hoje.
Até a próxima Barbados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário